Em protesto por reajuste salarial, policiais civis lotados em delegacias do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) entregaram na manhã desta quarta (8) telefones funcionais e viaturas com defeito no Palácio da Polícia em Porto Alegre. A ação faz parte da Operação Cumpra-se a Lei, definida na última segunda (6).
Na terça, agentes protestaram em frente ao Palácio da Polícia e encontraram o governador Tarso Genro, que participaria de aula inaugural a novos policiais civis no local. Na ocasião, Tarso disse que pretende apresentar uma proposta salarial ainda em fevereiro. O pedido do sindicato é para que diferença entre o vencimento inicial de agentes e delegados, que atualmente é de 311%, salte para quase 500% até 2018.
De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, os policiais civis aguardarão uma nova proposta até a assembleia geral da categoria, marcada para o dia 7 de março. Até lá, será mantida a Operação Cumpra-se a Lei em delegacias que investigam crimes de vulto, como homicídios, roubos (quadrilhas organizadas) e crimes fazendários.
Também nesta quarta, haverá reunião com agentes na Câmara de Vereadores de Lajeado, na região central do estado, no final da tarde. Na quinta-feira (9) está prevista uma outra reunião em Santa Maria com a categoria.
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/02/em-protest...