Mais de 235 quilos de drogas apreendidas nas estradas federais que cortam o ES em 2011
08-04-2012 19:26
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 235 quilos de drogas nas estradas federais que cortam o Espírito Santo no ano de 2011. O levantamento da PRF mostra que a maconha foi o entorpecente mais encontrado nas abordagens, com mais de 127 kg. A cocaína vem em segundo lugar com 94 kg, o haxixe em terceiro com 9 kg e o haxixe foram 5 kg.
O tráfico interestadual de drogas foi fortemente combatido pela PRF, principalmente no Norte do Espírito Santo, rota do tráfico no Estado. Este ano a situação está um pouco diferente. A cocaína lidera o ranking com 57 kg apenas no primeiro trimestre do ano, seguido da maconha com 35 kg e o haxixe com 2 kg.
Operação Semana Santa
A PRF iniciou à meia-noite da última quinta-feira (05) a Operação Semana Santa 2012, com término à meia-noite do domingo (08). Com foco no controle da velocidade de segurança dos veículos, uma importante ferramenta da operação será o uso de radares em fiscalizações itinerantes.
De acordo com a PRF, a obediência dos condutores à velocidade é imprescindível para o trânsito seguro. Fatores humanos – e o excesso de velocidade é um deles – respondem por mais de 90% das causas de acidentes. Na Semana Santa de 2011, a PRF flagrou 2136 condutores em excesso de velocidade.
Nas abordagens realizadas durante as fiscalizações, a prioridade será o uso do cinto e outros itens de segurança, e a repressão às ultrapassagens, tanto aquelas realizadas em locais proibidos, quanto àquelas que, mesmo em local permitido, foram realizadas sem obediência aos preceitos de segurança. Os locais de fiscalização são definidos com base em estatísticas dos feriados anteriores.
Para o êxito da Operação, a PRF espera contar com a ajuda dos condutores, que podem dar grande colaboração. Uma delas é não avisar aos demais condutores da fiscalização.
A popular “piscadinha”, além de ser infração média (R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação), contribui para o nível de acidentes que temos hoje. O próprio condutor, que quer ter uma viagem segura, pisca o farol para avisar das blitzes e impede que a Polícia retire de circulação o motorista embriagado, o imprudente e até mesmo criminosos.
Duzentos policiais trabalharão durante o feriado. No ano passado, do dia 20 a 24 de abril, foram registrados 146 acidentes que deixaram 76 pessoas feridas e mataram seis.
Dos acidentes sem vítima – A recomendação da PRF é que condutores envolvidos em acidentes sem vítimas retirem de imediato os veículos da pista até a chegada da equipe ao local. O objetivo é evitar novos acidentes e permitir a fluidez do tráfego.
Semáforos alterados - foi acordada com o DNIT uma programação especial referente à sinalização semafórica durante o período do feriado nas Rodovias Federais do ES, a fim de reduzir congestionamentos e acidentes.
Fonte: folhavitoria.com.br
———
Voltar