Ex-prefeitos e ex-procuradores entre os 26 presos durante operação no ES contra corrupção
15-01-2013 16:40
Mais de 25 pessoas foram detidas na manhã desta terça-feira (15) durante um desdobramento da Operação Derrama, que foi desencadeada em dezembro do ano passado, que desarticulou um esquema de corrupção para cobrar multas milionárias de empresas multinacionais.
Na operação deflagrada nesta terça-feira teriam sido detidos prefeitos e ex-prefeitos do Espírito Santo, além de empresários e advogados. Entre as autoridades capixabas que teriam sido detidas estão o ex-prefeito de Linhares Guerino Luiz Zanon, o ex-prefeito de Marataízes, Ananias Francisco Vieira, o ex-prefeito do município de Anchieta, Edival José Petri, e os ex-prefeitos de Aracruz Ademar Coutinho Devens, Moacyr Carone Assad e Luiz Carlos Cacá Gonçalves. As prisões são temporárias por cinco dias.
Carros descaracterizados da Polícia Civil chegavam a todo momento na sede do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção, o Nurocc. Uma advogado do prefeito de Anchieta, Moacir Carone, chegou ao local no final da manhã e disse que não estava sabendo de nada.
Na Operação Derrama, onze pessoas foram presas. Na época, foram cumpridos mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão. A empresa de consultoria CMS era contratada pelas prefeituras sem licitação para cobrar tributos de empresas de grande porte e tinha acesso à dados sigilosos dos contribuintes. Em troca, prometia aumentar a arrecadação dos municípios.
Fonte: folhavitoria.com.br
———
Voltar