Espírito Santo registrou 434 assassinatos somente no primeiro trimestre de 2012
08-04-2012 19:24
Os três primeiros meses de 2012 não foram felizes para muitas famílias capixabas. Ao todo, 434 assassinatos foram registrados em janeiro, fevereiro e março. A quantidade é menor que no ano passado, quando 458 pessoas perderam a vida para o crime. Apesar da pequena diminuição o número assusta.
A grande maioria dos mortos são do sexo masculino. Alguns desses crimes chocaram a população, principalmente de bairros de Vila Velha. Os latrocínios de Renato Brahin Guerra e Cíntia Trancoso encheram de medo grande parte da população. Nos primeiro caso o representante comercial foi baleado na porta da casa dos pais, após ser assaltado e ter o carro roubado.
Já a empresária levou um tiro na nuca após ser assaltada quando transportava uma alta quantia proveniente do comércio que era proprietária. Ela ainda resistiu alguns dias, passou por operação, mas não sobreviveu ao disparo.
Entre os municípios, Serra é disparado o loca mais violento do Espírito Santo. Dos 434 assassinatos no primeiro trimestre, 96 foram na cidade. A Grande Vitória concentra mais de 50% dos homicídios, com 288. Na região Norte do Estado, São Mateus e Linhares possuem as maiores quantidades com 17 e 15 mortes, respectivamente.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Cláudio Victor, os programas de segurança lançados nos últimos anos pelo Estado começaram a dar certo, mas os resultados serão gradativos e não imediatos.
"Estamos trabalhando no Programa Estado Presente com o intuito de levar a presença do estado a todos os seguimentos onde ocorre um alto número de violência. Estamos apostando no planejamento a longo prazo, os resultados não serão imediatos. O programa divide a atuação das polícias, mas demanda tempo. Estamos no terceiro ano consecutivo apresentando reduções. A política deve seguir, está correta a forma como está sendo tratado o problema dessa vez", afirmou.
Fonte: folhavitoria.com.br
———
Voltar