ES- PM escolhe mesma banca que teve tumultos para organizar o próximo concurso
17-07-2013 17:20A Exatus é a empresa que registrou uma série de problemas na seleção de 2011
Foto: Divulgação

Candidatos prestaram queixa na disputa de 2011
O edital de abertura das inscrições será publicado na próxima sexta-feira (19). A expectativa é de que as inscrições sejam realizadas de 1º a 16 de agosto, pela internet, no site da Exatus (www.exatuspr.com.br).
As provas objetivas serão previstas para serem aplicadas no dia 15 de setembro, na Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e LInhares. Além dos exames objetivos, o concurso contará com Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica, psicológica e investigação social.
O Governo do Espírito Santo anunciou concurso que vai oferecer 2,1 mil vagas para soldado combatente da Polícia Militar.
A empresa contratada será à Exatus, banca que registrou uma série de tumultos em uma seleção em 2011. Só para se ter uma ideia, esse certame oferecia 650 vagas, atraiu mais de 34 mil candidatos e apenas 110 foram aprovados.
Exatus causa apreensão em candidatos
Para a diretora pedagógica do CEP, Ivone Goldner, a divulgação de que seria a banca Exatus a organizadora do concurso da PM não é a notícia esperada pelos concurseiros e pela sociedade capixaba, que “aguardam, com ansiedade, a publicação do edital do certame”. “A Lei de Licitação deve ser analisada com muita cautela, exigindo-se comprovada capacitação para organização e realização de concurso, incluindo o fornecimento de todos os recursos, humanos e materiais, necessários à execução dos serviços. Após os inúmeros tumultos do concurso de 2011, realizado pela Exatus, espera-se a contratação de uma banca examinadora de notória especialização”.
Já o coordenador da Rede Imperium/LFG, Dirceo de Melo, o concurso da PM será um dos mais concorridos, uma “prova inequívoca que a segurança pública não é só preocupação pública ou política e sim projeto de vida profissional para inúmeras pessoas”.
“Está causando uma certa apreensão a escolha da organizadora, principalmente em razão do histórico negativo de certame anteriormente anulado em virtude de inúmeras falhas. O governo e a Secretaria de Segurança Pública devem refletir para que problemas não se repitam com empresas organizadoras sem tradição na área policial”.
Saiba mais
Contratação
A Exatus foi contratada para organizar o concurso da PM de 2011. Na época, eram 650 vagas, que atraíram 34,1 mil candidatos.
Provas
As provas foram aplicadas no dia 11 de dezembro de 2011. Houve confusão em um dos locais dos exames, que foram cancelados dias depois do ocorrido. Os testes foram reaplicados em janeiro de 2012.
Aprovação
Dos 34,1 mil candidatos inscritos, apenas 295 foram aprovados para teste de aptidão física, segunda etapa do certame. Deste total, 131 seguiram na disputa. O resultado final contou com 110 nomes.
Decisão
Após tantas confusões, o governo do Estado autorizou a antecipação de um novo concurso, desta vez para 1,1 mil vagas.
O outro lado
Contrato ainda será assinado
A Polícia Militar do Estado informou que o resultado do pregão eletrônico foi publicado na página 8 do Diário Oficial na edição da última quinta-feira (11). A vencedora foi a AVT Assessoria Técnica LTDA- EPP, cujo nome fantasia é Exatus, com valor unitário por candidato de R$ 21,58. O processo licitatório está disponível no Quartel da Polícia Militar. A diretoria de concursos foi alterada e deve se manifestar a partir de hoje sobre o assunto. O contrato ainda não foi assinado.
Fonte: A Gazeta
———
Voltar