ES- NOTA DE REPÚDIO

13-03-2015 10:51

 

A Associação Geral dos Militares do Estado do Espírito Santo – AGEM-PMBM ES – por seu presidente Sd PM Maxson Luiz, repudia impetuosamente a ação criminosa ocorrida na noite desta terça-feira, 10/03/2015, no sul do Estado do Espírito Santo, que levou a morte do Sd PM Eduardo Silva Júnior (Sd Eduardo), 21 anos.

O soldado da Polícia Militar, Sd Eduardo, foi morto com 13 tiros, sendo ele encontrado no município de Itapemirim, estando ainda o militar com várias marcas de tortura pelo corpo.

O motivo e a forma como aconteceram os fatos, segundo informações das investigações feitas tanto pela Polícia Civil como pelo serviço de Inteligência da Polícia Militar nos traz mais indignações ainda, pois conforme em entrevista concedida pelo secretário de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes, o Coronel da reserva da PM Marcos Gazzani, o mesmo disse acreditar que o sequestro seguido de assassinato do policial militar Eduardo “pode ter sido por crime passional”, disse ainda que a versão inicial era que os criminosos saíram de Cachoeiro para roubar um Corolla ou um Honda Civic, em Marataízes e Eduardo estava disponível para eles conseguirem o que queriam, não tinha necessidade de o amarrarem, darem tiro na cabeça dele e incendiarem o veículo.

Também não podemos deixar cair no esquecimento a morte do Sd PM Daniel Santos Viana, de 20 anos, ocorrida no município de Serra em novembro, o jovem estava lotado havia apenas uma semana no 6º Batalhão da PM na Serra, e exercia a função de soldado há menos de um ano. O militar havia encerrado o dia de trabalho e aguardava o coletivo para seguir para casa, em Vitória. O soldado foi baleado em uma tentativa de assalto, quando estava à paisana, em um ponto de ônibus em Carapina sendo ele encaminhado para o Hospital Dr. Jaime Santos Neves, no município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu

Estamos perdendo nossos companheiros de forma trágica e covarde, o Estado esta perdendo para a Criminalidade, a sociedade não pode aceitar isto, são pessoas que dedicam suas vidas para proteger e guardar a vida e os direitos fundamentais dos capixabas.  Em ambos os casos os militares estavam há pouco tempo na corporação e tinham uma vida inteira pela frente.

Informamos que o nosso Diretor de Direitos Humanos Cb PM Marcio Barcelos juntamente com o Conselho Estadual de Direitos Humanos, através do Conselheiro Marcos Firmino, estão acompanhando as investigações e esperam que os responsáveis pela morte do Sd Eduardo também respondam pela tortura praticada contra este.

Esperamos que nosso Governador e também o Secretário de Segurança Publica, de forma enérgica intervenham para que tais acontecimentos sejam solucionados e o descaso com os servidores da segurança publica se torne somente uma lembrança.

Vila Velha, 13 de março de 2015

 

Maxson Luiz – Sd PMES

Presidente AGEM-PMBM ES

Voltar