ES- Estudante que ateou fogo em ônibus em protesto no Centro de Vitória é detido e confessa crime

17-01-2012 17:43

Divulgação/PCUm estudante de física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi detido na madrugada desta terça-feira (17) acusado de atear fogo em um ônibus durante um protesto contra o aumento das passagens que aconteceu na última quarta-feira (11) no Centro de Vitória. De acordo com a polícia, o jovem confessou o crime.

Nas fotos divulgadas pela polícia é possível ver que Eduardo Augusto Vieira Ramos, de 20 anos, trocou de roupa e colocou luvas. As imagens gravadas pelas câmeras de segurança de um ônibus que estava atrás do coletivo incendiado mostram quando o rapaz jogou o combustível. Logo depois, ele voltou e colocou mais gasolina. Segundo a polícia, neste momento, o motorista e outros quatro passageiros ainda desciam do ônibus.

As roupas e acessórios usados pelo estudante foram apreendidos. Com ele os policiais encontraram livros com títulos de guerra e ação.

 

O estudante foi preso em casa, no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. De acordo com a polícia, os pais e um irmão do acusado presenciaram a detenção do jovem. Ele teria confessado o crime diante dos policiais. “Nós temos diversos crimes: dano ao patrimônio público, incêndio criminoso e, se comprovado no decorrer das investigações, inclusive com a oitiva do motorista que se encontrava no interior do ônibus, pode chegar até a tentativa de homicídio. Estamos agora dando continuidade às investigações e é claro que ele pode ter contado com a ajuda de outras pessoas”, afirmou o delegado Fabrício Dutra.
 

Relembre o caso

Durante o protesto dos estudantes que aconteceu no dia 11 de janeiro, um ônibus que seguia de São Torquato, Vila Velha, para a Serra, foi incendiado no Centro de Vitória. Motoristas e passageiros foram obrigados a descer. Nas imagens é possível ver o momento em que um rapaz joga um pneu debaixo do coletivo. Momentos depois, o ônibus está completamente tomado pelas chamas e alguns rapazes comemoraram. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, quando chegou, o ônibus já estava totalmente destruído.

Por causa do incêndio, o trânsito teve de ser interrompido na região. O protesto dos estudantes provocou engarrafamentos em vários pontos da cidade, prejudicando boa parte da população.
Os protestos tiveram continuidade. Na quarta-feira (12) houve manifestação na Reta da Penha, em frente à Ufes. Na última sexta-feira (13), um novo manifesto aconteceu no Centro da cidade. Como a polícia se antecipou ao movimento e desviou o trânsito, os estudantes promoveram uma passeata em direção à região norte da cidade.

Os manifestantes reivindicam alguns pontos que, segundo eles, foram acordados para a suspensão do movimento no ano passado e não foram cumpridos. "O Governo fez alguns compromissos com os estudantes e não cumpriu. Eles são a instalação do aquaviário, que seria já neste ano e vimos na mídia que será ano que vem e também não fomos incluídos na comissão tarifária. Além disso, não fomos consultados sobre o aumento tarifário deste ano", disse Gustavo de Biase.

O outro lado

Divulgação/ Governo do EstadoDe acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), todos os compromissos acordados com os estudantes em 2011 foram ou serão cumpridos ao longo desse ano. Em relação à situação do aquaviário, estudos foram viabilizados e outros estão em andamento para a reativação do terminal.

Imagens de uma reunião realizada no ano passado mostram que boa parte dos manifestantes envolvidos nos protestos dos últimos dias discutiram o problema com o governador do Estado, Renato Casagrande. As fotos revelam, inclusive, que esteve presente o jovem preso por colocar fogo no coletivo na última quarta-feira (11) [segunda pessoa, de baixo para cima, no canto esquerdo da foto].  

Fonte: folhavitoria.com.br

Voltar