ES- ES registra 22 homicídios em 48 horas no fim de semana
10-12-2012 17:04
Mortes aconteceram entre madrugada de sábado e 0h de domingo.
Secretário de Segurança comenta números da violência.
Em 48 horas, foram registrados 22 homicídios em todo o Espírito Santo no último final de semana. Do total, 21 assassinatos foram divulgados pelo site do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Completa os registros, a morte de um pedreiro, de 31 anos, que não estava na relação do governo. Ele foi vítima de bala perdida e faleceu em um hospital, na Serra, região da Grande Vitória.
Para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a situação é isolada. O secretário Henrique Herkenhoff disse que os casos devem-se ao fato de haver uma reorganização do policiamento durante o período de datas festivas de fim de ano e férias.
Os crimes aconteceram no período da madrugada de sábado (8) até a zero hora de domingo (9). A violência também está no interior do estado. Oito pessoas foram mortas em cidades do Norte e do Noroeste do Espírito Santo.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, é o próprio policiamento intensivo que força a concentração dos crimes em determinados períodos. "Como há uma pressão muito grande, os crimes, às vezes, acontecem todos de uma vez só. Não significa que esteja havendo um aumento dos homicídios. Ao contrário, os homicídios estão em queda, mas eles são muito oscilantes. Ou seja, acabam se concentrando em determinados dias e horários", pontua.
O aumento do fluxo de pessoas nos comércios forçou a mudança dos locais que recebem reforço policial, de acordo com Herkenhoff. "No final do ano, temos um pouco de problema, pois temos que desviar parte do policiamento para aumentar a segurança das compras natalinas. Então, algumas outras áreas acabam ficando menos guarnecidas. Sempre é um período complicado. Dezembro, janeiro e fevereiro é quando temos que manter operação verão e operação natal, por exemplo. Isso sempre sacrifica um pouco o policiamento em outras áreas que também são importantes", detalha.
Herkenhoff informou ainda que em 2012 não houve aumento do número de policiais devido a atrasos nos concursos para a área. Porém, o secretário explicou que o governo pretende compensar esse atraso e contratar mais policiais. Sobre o interior do estado, ele prometeu reforçar a segurança.
Na manhã desta segunda-feira (10), foram registrados homicídios em Campina Grande e em Jacaraípe, ambos na Serra, na Grande Vitória. Todos os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil.
Do G1 ES
———
Voltar