ES- Diretora do Iases é detida em operação de combate à irregularidades em presídios do ES

18-08-2012 01:34

Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaPelo menos cinco pessoas foram detidas na manhã desta sexta-feira (17) durante uma operação policial que cumpriu mandados de busca e apreensão na sede Instituto de Atendimento Socioeducativo de Espírito Santo, o Iases, no prédio da Secretaria de Justiça, e nos escritórios da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social, a Acadis, que é responsável pela ressocialização de adolescentes infratores.

A operação, que foi deflagrada pelo Núcleo de Repressão à Organizações Criminosas, o Nuroc, é uma força tarefa para investigar desvio de verbas no sistema penitenciário do Estado.

Caixas de documentos e CPUs de computadores foram descarregados na Delegacia de Crimes Fazendários. Segundo informações da polícia, várias pessoas foram detidas, entre elas a diretora presidente do Iases, Silvana Galina. A polícia esteve na casa dela, apreendeu documentos e computadores e a levou para a sede do instituto. Os diretores da Acadis também foram detidos.

O advogado da associação achou que a prisão dos diretores foi arbitrária. “Não tivemos acesso ao inquérito nem ao decreto prisional. A gente entende que a prisão é legal, haja vista que bastaria intimar essas pessoas para irem à delegacia prestar depoimento que eles iriam comparecer”, disse Eduardo Sarlo.

O Nuroc também esteve em algumas penitenciárias como o Presídio Feminino de Tucum, onde recolheu mais documentos e computadores para complementar a investigações. Até o final da manhã, os nomes de todas as pessoas detidas não haviam sido divulgados. Há informações de que policiais civis dessa força-tarefa ainda estiveram na casa de políticos.

Fonte: Redação Folha Vitória

Voltar