ES- Desvio de dinheiro no Iases ultrapassa a casa dos 'milhões', diz delegado
18-08-2012 01:36Investigações apontaram desvio em contratos superfaturados. A presidente do Iases, o diretor da Acadis e mais 11 pessoas foram presas
A polícia ainda não divulgou o valor que teria sido desviado dos cofres do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases) mas, de acordo com o delegado Rodolfo Laterza, o montante chega a casa dos 'milhões'. Laterza, que presidiu a força-tarefa designada para apurar violação de direitos humanos e irregularidades no Iases, informou que o desvio aconteceu em contratos superfaturados, firmados sem licitação. O fato levou 13 pessoas para a cadeia. Incluindo a diretora-presidente do Iases, Silvana Galina.
De acordo com o delegado, a fraude tinha a participação direta da direção da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que faz a gestão compartilhada com o Iases do sistema prisional de adolescentes em conflito com a lei. O diretor da Acadis, o colombiano Gerardo Mondragón, também foi preso.
As investigações apontam fortes indícios de enriquecimento ilícito de funcionários da Acadis e do Iases, friza Laterza. “Vários funcionários do Iases já tinham trabalhado na Acadis. O assessor jurídico do Iases, por exemplo, era sócio de um dos diretores da Acadis”.
Todos os 13 detidos estão com prisão temporária de cinco dias, podendo ser prorrogada para mais cinco. A partir de agora todos os envolvidos serão interrogados. Novas prisões não estão descartadas de acordo com informações da polícia.
Lista de presos divulgadas pela polícia
Silvana Galina - Diretora-presidente do Iases
Gerardo Mondragòn - Diretor da Acadis
Edna Lúcia Gomes de Souza
Euller Magno de Souza
Ricardo Rocha Soares
Severino Ramos da Silva
Antônio Haddad Tápias
Marcos Juny Ferreira Lima
Tatiane Melo
Ana Rúbia Mendes de Oliveira
Douglas Fernandes Rosa
André Luiz da Silva Lima
Danielle Merisio Fernandes Alexandre
Busca e apreensão na casa de deputado
A Polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do deputado Josias da Vitória (PDT) e da irmã dele, em Colatina. Documentos também foram recolhidos na empresa Grupo Capixaba de Vigilância e Segurança, que pertence à irmã do deputado.
Acadis
A Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) iniciou as atividades no Estado em 2009 por intermédio de um contrato de gestão compartilhada com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), nas unidades de atendimento ao adolescente em conflito com a lei de Cariacica (CSE), localizado em Tucum, e de Linhares.
A Acadis é dirigida por Gerardo Mondragón, autor do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) que é utilizado nas unidades para atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida de internação. O modelo prega uma série de etapas no processo de ressocialização dos adolescentes, em trabalhos que envolvem as famílias, até a liberdade assistida.
Fonte: gazetaonline.com.br
———
Voltar