ES- Corregedoria vai apurar se houve excesso da PM em confronto com moradores em Vila Velha
06-12-2011 16:57
Foto: Reprodução TV Vitória![]() |
O subcomandante da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Alexandre Ramalho, afirmou que a Corregedoria da Polícia Militar vai apurar se houve excessos na ação que terminou em conflito com moradores do bairro Zumbi dos Palmares, em Vila Velha, na noite da última segunda-feira (5).
A confusão entre população e policiais aconteceu depois de uma apreensão de um adolescente de 17 anos, que segundo o subcomandante, tem várias passagens pela Justiça por porte de arma, roubo, furto e tráfico de drogas.
Ramalho disse que ficou triste e decepcionado com a reação da comunidade. Ele afirma que desde o início o alvo da Rotam era apreender o rapaz. "De forma alguma íamos entrar na comunidade e bater no cidadão sem nenhum motivo justificado. Essa ação só aconteceu porque um indivíduo com sete passagem pela polícia tenta se apoderar da arma de um policial".
Durante o confronto, várias pessoas ficaram. Moradores fecharam a estrada de Capuaba por mais de quatro horas. Eles afirmaram que o acusado havia sido agredido por policiais. "Nós estamos na comunidade para dar proteção às pessoas. A postura da polícia se justifica quando um indivíduo que está comentendo um crime não quer ser detido. Isso gera uma reação por parte da PM e a comunidade se volta contra a polícia para tirá-lo das mãos dos policiais. Isso não pode acontecer".
Enquanto os moradores jogavam pedras contra a polícia, os policiais atiravam balas de efeito moral contra os manifestantes. A briga durou cerca de 1 hora e assim que os ânimos se acalmaram, os policiais se retiraram do local, mas logo depois os moradores voltaram a fechar a pista e também atearam fogo em pneus.
Fonte: folhavitoria.com.br
———
Voltar