ES- Reforço de 1,5 mil policiais durante as férias

17-12-2011 06:49

Mais de nove mil policiais militares e civis vão atuar ao longo do litoral

O efetivo de policiais civis e militares ganhará um reforço de 1.556 novos servidores durante o período das férias de verão. Do total, 921 são policiais militares, que vão ficar concentrados, de norte a sul, nos balneários capixabas.

Ao todo, 8,5 mil PMs vão atuar em todo o Espírito Santo. Neste ano, a Polícia Civil também entra com um reforço considerável, com 635 homens, entre agentes e investigadores.

Os bombeiros também farão parte desse grupo, sobretudo, dando apoio aos municípios, desde a fase de seleção à etapa de supervisão dos 550 novos guardas-vidas, que vão atuar nos pontos mais críticos do litoral capixaba.

A Operação Verão 2012, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), vai começar na próxima segunda-feira, dia 19, e terminar em 26 de fevereiro, após o carnaval.

foto: Edson Chagas
ES - Vila Velha - Policiamento motorizado na praia de Itaparica - Editoria: Cidade - Foto: Edson Chagas
Além do reforço de pessoal, a polícia ainda vai contar com a aquisição de novas viaturas. Os veículos estarão equipados com computadores de bordo, além de radiocomunicadores digitais, para agilizar o trabalho policial. Ao todo, são 332 veículos que vão ser divididos entre as polícias Civil e Militar.

Viaturas

O chefe do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), coronel Edmilson dos Santos, destacou que os patrulhamentos ostensivos vão ser feitos em viaturas, em bicicletas, motos, a pé, e em quadriciclos.

Coronel Edmilson deu destaque para as rondas a pé. "Dessa maneira, o policial tem mais visibilidade do que está acontecendo na rua. Agora, por exemplo, vamos intensificar as rondas em áreas de comércio".

Durante as festas de fim de ano, os policiais vão ficar concentrados nos principais centros comerciais do Estado.

Delegacias abertas noite e dia no fim de semana

Três delegacias do interior vão passar a funcionar durante 24 horas por dia nos finais de semana do período da Operação Verão. Os distritos policiais de São Mateus, Linhares e Guarapari vão manter as portas abertas dia e noite para atender tanto aos moradores quanto aos turistas.

O chefe de Polícia Civil, Joel Lyrio Júnior, deu destaque, também, aos Departamentos de Polícia Judiciários (DPJs) que também atenderão à população 24 horas por dia, nos finais de semana.

Já as delegacias de Conceição da Barra, Aracruz, ambas no Norte do Estado; Fundão, localizado na Grande Vitória; e Marataízes, no Sul, vão abrir das 8 às 20 horas, também nos finais de semana.

Lyrio explicou que, para aproveitar os novos policiais civis que estão entrando no quadro da instituição.

PM faz 723 abordagens surpresas em uma tarde

Blitze surpresas em bairros da Grande Vitória, batizadas de Força Total pela Polícia Militar (PM), resultaram em 723 abordagens durante a tarde de ontem. As operações vão acontecer duas vezes por semana, em dias e horários alternados, dentro da Operação Verão. É possível que a Força Total permaneça ao longo do ano.

Segundo informações da assessoria de imprensa da PM, do total de abordagens, 388 foram a pedestres, e o restante foram a carros, táxis, motos, caminhões e ônibus. O resultado foram duas pessoas presas com drogas e uma por mandado em aberto e uma moto roubada, que foi recuperada.

Segundo o chefe do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), coronel Edmilson dos Santos, as abordagens vão acontecer em áreas de risco e, neste período de festas, em regiões comerciais.

Fonte: A Gazeta

Voltar