ES- Sindicato diz que agentes não recebem aulas de artes marciais e pretende recorrer na Justiça

29-11-2011 21:17
Foto: Reprodução TV Vitória
 

A atitude polêmica da Secretaria de Justiça de fornecer aulas de artes marciais para detentos do Complexo Penitenciário de Xúri, em Vila Velha, deixou muitos capixabas indignados.
 
"É muito perigoso, principalmente para os agentes que estão lá dentro. Se acontecer uma rebelião, eles têm a defesa. É preciso pensar melhor antes de dar essas aulas", comentou uma mulher.  
 
Revoltados, alguns agentes filmaram uma das aulas com um telefone celular. Nas imagens é possível ver que os detentos aprendem fundamentos das artes marciais e a dar socos e chutes em pontos frágeis do corpo. Para o especialista em segurança Jorge Aragão, ensinar artes marciais aos detentos é uma prática perigosa. "Como você treina, capacita um preso para que ele possa estar preparado para uma autodefesa e possível ataque quando o próprio agente não tem esse tipo de treinamento? Isso coloca em risco a segurança de todos e, principalmente, dos agentes", comentou.

O aprendizado preocupa os agentes penitenciários. O diretor de Patrimônio do Sindicato da Categoria, Fabrício Moreira, disse que eles não recebem esse tipo de treinamento e pretende recorrer na justiça.

"A parte jurídica do sindicato já está analisando e está vendo o que pode ser feito dentro da lei. Não podemos deixar que coisas como essa aconteçam", explicou. 
 
Segundo a Secretaria de Justiça do Estado, há um mês, 30 presos da Penitenciária de Vila Velha I recebem aulas de karatê duas vezes na semana, no período de uma hora. 
 
A diretora de ressocialização penal, Quézia Oliveira, afirma que as aulas irão continuar. Segundo ela, a intenção da Sejus é promover a disciplina e o controle emocional dos detentos através dos ensinamentos das artes marciais. "É realmente uma ferramenta de preparação para o autocontrole, disciplina, controle do físico e do emocional... As artes marciais são mais do que um esporte, são uma filosofia de vida".

Fonte: folhavitoria.com.br

Voltar