ES- Empresários e policial civil suspeitos de integrar Máfia do Carvão no Estado

07-12-2011 20:44
Foto: Reprodução TV Vitória
 

Policiais do Grupo de Operações Táticas da Polícia Civil cumprem 36 mandados de prisão em quatro estados, inclusive no Espírito Santo. O objetivo é prender suspeitos envolvidos na Máfia do Carvão, crime denunciado com exclusividade pela Rede Vitória. Um policial e empresários são suspeitos de envolvimento no esquema deflagrado na Operação Ouro Negro.

A operação começou na manhã desta quarta-feira (7) em uma empresa de Siderurgia do bairro Caçaroca, em Vila Velha, suspeita de participação no esquema. Funcionários foram impedidos de entrar enquanto policiais percorriam o local em busca de documentos. Um computador também foi apreendido.

Uma mulher foi detida em Aracruz com uma motosserra. Segundo as investigações, ela seria suspeita de ser laranja de um empresário que lucra com a Máfia do Carvão. O esquema também conta com empresas de fachada e laranjas, que forjam notas fiscais para sonegar impostos. O prejuízo aos cofres do Espírito Santo já chega a R$ 1 bilhão. 
  
Em outubro, na operação chamada de Ouro Negro, a polícia prendeu Paulo José Gava. O empresário é apontado como o Barão do Carvão. Na ação, outros dois homens foram detidos. Um mês depois o diretor de uma siderúrgica foi preso.

Ricardo Carvalho Nascimento, de 33 anos, atua na siderúrgica CBF, localizada em João Neiva, e seria responsável pela compra de carvão vegetal de 16 empresas capixabas e da Bahia, com indícios de irregularidades.

Fonte: folhavitoria.com.br

Voltar