ES- Adolescentes encerram rebelião após três horas de motim em presídio do Xuri
06-12-2011 16:58
Foto: Folha Vitória![]() |
Aproximadamente 20 adolescentes promoveram uma rebelião na manhã desta terça-feira (6) na Unidade de Internação Metropolitana do Xuri. O motim durou cerca de três horas e um agente penitenciário chegou a ficar refém dos menores infratores.
A rebelião começou por volta das 7h40. Agentes e funcionários foram obrigados a cruzar os braços. O motim foi iniciado por 15 internos. Eles conseguiram sair da unidade nova, recém construída, e seguiram para outros módulos, onde quebraram cadeados e libertaram mais adolescentes.
Todos ficaram soltos no pátio da unidade. Negociadores do Batalhão de Missões Especiais (BME) foram acionados para intermediar as negociações. Até um helicóptero foi acionado para tentar libertar o agente. Funcionários usaram escudos e espingardas de munição não letal, material usado para conter crises no presídio.
A assessoria de imprensa do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) informou que menores danificaram parte da estrutura da unidade.
Essa é a segunda vez que os infratores se rebelam em pouco mais de 10 dias. A última rebelião que teve no presídio foi registrada no dia 24 de novembro. Na ocasião, cerca de dez jovens e adolescentes danificaram algumas estruturas do local e fizeram o diretor da unidade refém.
Em outubro, os jovens detidos no complexo penitenciário de Xuri promoveram um princípio de rebelião e novamente danificaram parte da moradia inicial e intermediária do local.
Fonte: folhavitoria.com.br
———
Voltar